Novas regras para 2016?

 Em Liderança

Nos últimos anos temos assistido a uma série de fusões e aquisições e a tendência não parece ser o abrandamento. São momentos conturbados para qualquer empresa, quer para as adquirentes, quer para as adquiridas –  e em que a comunicação interna assume particular importância e deve ser gerida com pinças. Falo com muitas pessoas a viver processos de mudança e escuto com frequência “não sabemos o que se passa”, “não sabemos como vai ser, diz-se que… ou até “soube pela imprensa”. É claro que, em momentos de decisões estratégicas, não se pode dizer tudo a toda a gente a cada momento – mas pode e deve-se comunicar a incerteza com o máximo de transparência. Pode e deve-se falar com as pessoas nos momentos críticos.

É isso que hoje ditam as novas regras da liderança. A transparência é uma moeda de troca.

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Mas também é isso que ditam as novas regras das relações com os colaboradores. O tão falado engagement, que é de tão difícil tradução quanto de conseguir, implica, para além da oferta de oportunidades de desenvolvimento e de uma visão partilhada, a transparência.

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Em 2016, reveja as suas regras, adopte uma ou outra, sobretudo seja transparente e faça a diferença.

Bom Ano!