Para além de um MBA
Um MBA tornou-se um complemento importante à formação de base de um executivo, sobretudo para aqueles cuja área de formação é mais técnica e querem enveredar pela gestão.
O MBA permite a um executivo alinhar 3 pilares fundamentais na gestão: estratégia, processos e pessoas. É claro que depende muito da Universidade onde ele for feito. O investimento é considerável, quer financeiro quer de tempo, por isso é preciso ser-se muito selectivo pois a oferta hoje tende a banalizar-se.
Num artigo recente que encontrei na Inc. , Geoffrey James faz umas contas interessantes ao custo benefício de um MBA e conclui que, a menos que o seu percurso profissional lhe exija esse diploma, há competências sem as quais não há MBA que lhe valha.
Aqui estão elas:
1. Competências comerciais ( a venda é a alma do capitalismo)
2. Fluência em línguas (que tal o mandarim?)
3. Programação ( aprender a transformar o complexo em simples)
4. Storytelling ( para transmitir informação conte uma história)
5. Escreva um livro (pode ser o seu cartão de visita)
6. Crie o seu próprio negócio (afinal não é por acaso que o empreendedorismo virou moda)
Se não pode investir numa Universidade de excelência para fazer um MBA, comece já a treinar.
Boas férias!