Que mundo é este?

 Em Sem categoria

É cada vez mais frequente sermos confrontados com notícias que relatam estarmos a sair da crise. Isto nuns dias. Noutros, somos confrontados com um qualquer acontecimento que nos leva a crer que afinal ainda não acabou. E vai-se reagindo ao sabor das ‘ondas’.

Quando publiquei o livro ‘Mudar de Vida’, em 2011, tive oportunidade de referir que ‘crise’ por definição é algo passageiro e que o tempo nos tem ensinado que a situação que vivemos, há quase uma década, está instalada. Não é uma crise da qual podemos começar a ver ‘a luz ao fundo do túnel’. O que nos é exigido é que aprendamos a viver no túnel.

As palavras que definem este novo mundo são a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade, representadas no mundo anglo saxónico pelo acrónimo VUCA.

images

 

Ou seja, vivemos em permanência numa zona cinzenta o que coloca exigências acrescidas a quem lidera empresas ou organizações.

A volatilidade implica visão, a incerteza exige capacidade para compreender diferentes contextos, a complexidade obriga-nos a um raciocínio analítico e a colocar as questões certas para tornar claro o que era complexo e finalmente a ambiguidade exige flexibilidade.

Está preparado(a) para viver num mundo VUCA?