A sua porta está sempre aberta?
Hoje, é comum ouvir-se da parte de alguns gestores: “a minha porta está sempre aberta, se os colaboradores não vêm falar comigo é porque não querem.” Será?
Comecei a desconfiar desta afirmação por três razões:
- Se assim é, porquê a necessidade de o afirmar?
- Nas empresas cujos gestores têm necessidade de afirmá-lo, o clima não é, na maioria das vezes, favorável a comportamentos de confiança de parte a parte.
- Por último, há momentos na vida das empresas e dos gestores em que a porta deve estar fechada.
Na verdade a “gestão de porta aberta” é útil e apreciada quando é genuína a vontade dos gestores em manifestarem a sua disponibilidade para serem um apoio e uma ajuda para os seus colaboradores. Funciona como um sinal ou símbolo.
De que vale ter a porta sempre aberta se:
As pessoas não são incentivadas a contribuir com as suas ideias ou se o são, elas nunca são tidas em conta?
O gestor não ouve o que as pessoas têm para lhe dizer? (ou porque está muito ocupado naquele momento ou porque simplesmente não lhe interessa).
É preferível anunciar que naquele momento não é oportuno, mas que dentro de alguns minutos poderão conversar.
Com este tipo de atitude, corre-se o risco de deixar transparecer que a porta está sempre aberta só para “ter tudo sob controlo”. E instala-se a desconfiança.
Pense nisto, feche a porta e tenha umas boas férias!