Conhece o pico de motivação dos seus colaboradores?

 Em Sem categoria

A frase “não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão” é bem conhecida. Geralmente, é utilizada para lembrarmos que devemos ter todo o cuidado nos primeiros segundos de uma nova interacção, pois é essa a imagem que irá perdurar acerca de nós próprios.

Acontece o mesmo quando alguém é contratado. Transmitiu-se uma imagem favorável da organização ao novo colaborador e vice versa. Ambas as partes estão satisfeitas e à partida as expectativas são conhecidas de lado a lado.

images

A forma como decorre o período inicial, a integração, é decisiva para o que hoje se chama o engagement da nova pessoa. Se há expectativas frustradas, seja a nível do que foi prometido em termos de condições e enquadramento, ou do modo de funcionamento da organização, muito dificilmente se terá um colaborador motivado ou comprometido.

Estudos comprovam que o pico de motivação de um colaborador acontece nos primeiros tempos após a sua contratação. O que se compreende. Afinal, houve um investimento significativo para se conseguir ser a pessoa escolhida e a vontade de agarrar o desafio é muita. Por outro lado, o investimento da organização no recrutamento é considerável. E se vier a perder o colaborador a conta aumenta muito mais.

Aproveite bem os primeiros meses de um novo colaborador. Cumpra o que prometeu ou melhor ainda, exceda as suas expectativas. O resultado compensa.