Sem CV por favor

 Em Recrutamento

Será que entrevistar candidatos sem o respectivo CV na frente é uma tendência? Dos EUA chegam-nos notícias de quem contrata ‘às cegas’, ou seja sem interesse pelos dados que habitualmente constam de um currículo. Apenas pelas capacidades e competências. É verdade que por lá, perguntar a idade, o estado civil ou o número de filhos a um candidato, já há muito tempo que dá direito a um processo legal. Mas a tendência actual parece ser a de nem sequer se querer olhar para o que alguém escreve numa folha de papel sobre o próprio percurso profissional.

cvcliche

Em vez disso é pedido aos candidatos que escrevam textos ou simulem projectos de forma anónima. Leia aqui  os resultados.

O CV funciona, na maioria das vezes, como uma muleta e pode condicionar uma avaliação. O candidato prepara-se de acordo com o que incluiu na descrição do seu percurso e o recrutador segue o guião –  cada vez mais formatado –  mas as melhores questões surgem quando se abandona o papel e se começa a falar sobre o que não está lá. Exige mais tempo e mais treino, mas permite acabar com frases feitas e lugares comuns que retiram objectividade à análise.

Experimente recrutar sem CV e surpreenda-se com os resultados.