Se há emoção é interessante

 Em Formação

No video ‘ O que é uma aula? ‘, o filósofo francês Gilles Deleuze fala-nos da importância que a emoção tem para captar o interesse dos alunos.

É interessante fazermos a conexão com a prática da formação, seja comportamental ou relativa a skills profissionais. Lembro-me, por exemplo, de ter tido formações de liderança que foram uma maçada e ao contrário ter estado em aulas de contabilidade, muito antes de se falar em storytelling, que foram doses de entusiasmo.

É verdade que quando gostamos e sentimos aquilo que queremos transmitir, o nosso público interessa-se. Mesmo que não tenha entendido na totalidade o que quisemos passar, como diz Deleuze.

No final  de um workshop costumo pedir às pessoas que refiram uma ideia que tenham retido. E fico satisfeita quando cada um reteve uma ideia, ou um conceito ou uma ferramenta. Como ouvimos Deleuze no video, haverá sempre alguém que a dada altura está a dormir ou se distrai, mas cada pessoa ‘pega o que lhe convém’. E se o grupo for heterogéneo, tanto melhor. Os interesses diferentes criarão uma dinâmica muito mais rica.

2664320

É preciso estar atento ao interesse ou desinteresse que um grupo manifesta, se a energia é fluida ou se existem bloqueios. Se calhar, algumas vezes será preciso abandonar o guião inicial e deixarmos-nos ir com o grupo. Se uma pessoa ou grupo de pessoas está, por exemplo, contrariado numa formação, se o alvo das suas preocupações naquele momento não tem nada a ver com o tema a ser tratado, será melhor escutar e clarificar, antes de prosseguir com o guião ou de adaptá-lo. Porque ‘Para onde vai a mente a energia flui’.