O reforço positivo

 Em Coaching, Formação

Numa conversa recente o gestor de uma equipa relatava-me um episódio com um estagiário que não quis permanecer na empresa porque não recebia feedback acerca do seu desempenho. O gestor acrescentava que sim, sempre que necessário oferecia feedback mas que na realidade não o fazia com frequência ou constantemente. Analisámos em que circunstâncias tinha acontecido e, salvo um ou outro pormenor, não havia nada a apontar à prática exercida. Numa outra ocasião já me tinha sido relatado  o espanto de alguém que, depois de ter dado um feedback negativo ainda que de forma positiva, foi confrontado com uma crise de choro por parte da outra pessoa.

O reforço positivo é uma estratégia de modificação do comportamento através de estímulos positivos para criar a repetição de comportamentos apropriados. Sempre que recebemos um feedback positivo, seja por palavras ou outras recompensas materiais, tendemos a repetir ou até melhorar o comportamento que o motivou. O inverso também é verdade, sempre que recebemos um feedback negativo de forma negativa, tendemos a, no mínimo abandonar a vontade de melhorar.

Muito utilizado na educação das crianças, o que é legítimo e favorável ao seu desenvolvimento, o reforço positivo tem vindo a transformar-se numa validação constante e permanente dos seus comportamentos e das suas aprendizagens, muitas vezes até exibidos nas redes sociais por pais e familiares orgulhosos.

Talvez seja útil reflectir sobre os riscos dessa validação constante, nomeadamente a dependência de recompensas por comportamentos que são esperados. O que pode acontecer quando a criança tiver que realizar determinada tarefa sem a expectativa de recompensa? Além de que o valor do elogio, de tão utilizado, acabará por perder-se. Por outro lado vai aprender a fazer escolhas em função da recompensa (como a escolha do jovem estagiário) e sabemos que não é disso que a vida é feita. As expectativas sobre o funcionamento do mundo tenderão a ser irreais. Também a manipulação pode ser desenvolvida, ou seja, a criança vai chamar a atenção constante dos adultos em busca de elogios pelo que poderá agir artificialmente.

O equilíbrio entre reforço positivo e a definição de limites ajudarão no futuro a lidar com as frustrações inerentes à vida.