A técnica de negociação utilizada na Conferência do Clima
Dar oportunidade a que todos sejam ouvidos dentro de uma empresa quando há mudanças importantes a operar, problemas a resolver ou quando se pretende obter consensos, é o método que muitas empresas utilizam com ou sem ajuda de parceiros externos.
Uma metodologia largamente utilizada é a do world cafe, ferramenta que promove debates de ideias construtivos e estruturados permitindo a sistematização de contributos em torno de uma questão comum e obter apoio para a tomada de decisões.
É interessante constatar que na Cimeira do Clima, recentemente realizada em Paris, num momento de grande tensão, foi adoptada uma técnica de negociação originária da África do Sul, a Indaba.
Esta técnica, utilizada pelas comunidades Zulu e Xhosa, dá a todos igual oportunidade para fazerem valer as suas opiniões e aproximarem-se do consenso.
Como referia um diplomata, a Indaba é uma forma eficaz de fazer pontes entre as diferentes opiniões e deveria ser utilizada mais vezes quando queremos encontrar soluções para problemas.
Sabemos que, no caso da Cimeira do Clima, ainda se ficou longe do compromisso ideal, mas que houve mais aproximação parece ser um facto. Isto porque foi utilizada esta técnica de negociação.