A oportunidade da Responsabilidade Social
Por estes dias, em conversa com a Directora de Responsabilidade Social de uma grande empresa (são sempre mulheres, já repararam?), dizia-me ela: “estou em regime de teletrabalho só que não tenho nada para fazer, estão todos focado noutras áreas”.
Como estou convicta de que o contributo da Responsabilidade Social é mais necessário do que nunca em épocas de crise e que esta, como sabemos, é uma crise sem precedentes, soou-me a estranho aquela afirmação.
Temos assistido a inúmeras empresas que, num rasgo de criatividade, modificaram as suas linhas de produção para fabricarem desde máscaras, luvas, batas, a desinfectantes, enfim materiais de que os hospitais necessitam em grandes quantidades neste momento, hotéis que disponibilizam quartos para os profissionais de saúde, outras que entregam donativos, porque o que produzem são serviços. E há as que reflectem sobre como vão evitar a todo o custo fazer despedimentos.
A Responsabilidade Social deve sempre ter uma agenda própria, ditada pelas circunstâncias e pela cultura de cada empresa, não pode, nem deve, ficar dependente de estratégias de comunicação e de marketing.
As empresas têm obrigações e responsabilidades em várias frentes, é certo: com os accionistas, com os clientes, com os colaboradores, com os fornecedores e com a comunidade. Neste momento provavelmente são a comunidade e os colaboradores aqueles que precisam de mais atenção. A este propósito, um artigo que reflecte acerca da importância das pessoas nas organizações, apela a dada altura a um exercício significativo e pede aos líderes que imaginem que estão a pilotar um avião que perde altitude ao aproximar-se de uma montanha. Precisa de libertar-se de algum peso para voltar a ganhar altitude rapidamente. Antes de considerar libertar-se dos passageiros, de que é que pode desfazer-se?
Há uma pergunta que pode ser formulada pelas empresas em conjunto com a Responsabilidade Social: O que podemos fazer para sermos socialmente responsáveis, preservando os nossos colaboradores ao mesmo tempo que contribuímos para ajudar a comunidade (profissionais de saúde, por exemplo) a combater o Covid-19? É o tipo de pergunta que permite criar alguma distância face à situação – e sabemos que quando criamos distância podemos ver aspectos diferentes do mesmo problema.