Quando a política vai ao coach

 In Coaching

Tornou-se um lugar comum dizer “Já não temos líderes”  – e na verdade, se olharmos para o mundo à nossa volta, a situação não é famosa. Temos líderes sim, mas  à moda antiga e pelo meio o mundo mudou, como sempre mudou, só que agora a uma velocidade difícil de acompanhar.  O ritmo a que tudo acontece hoje exige novas competências de liderança. Ou serão as mesmas de sempre?

Acompanho, em coaching, uma pessoa que faz parte de uma equipa política e consegue-se perceber, desde a primeira hora, que de equipa só tem o nome. Se perguntarmos a cada um dos elementos qual é o objectivo do trabalho que estão a desenvolver, todos darão uma resposta diferente. Habitualmente, define-se equipa como um grupo de pessoas com um objectivo comum. Mas também não chega. Basta pensar que um grupo de amigos que decide ir tomar café em conjunto, por si só, não forma uma equipa.  O que torna um grupo de pessoas uma equipa é a conjugação dos esforços para alcançar o objectivo através da intercomunicação. É o que falta nesta equipa. Receberam linhas orientadoras? Vago. Têm reuniões para pontos de situação? Raro. Têm um contrato de equipa? Zero. Ou seja, temos um conjunto de egos proeminentes à solta.

Uma liderança para ser eficaz precisa de ter uma visão (o que é diferente de ter uma agenda),  que seja suficientemente empolgante para levar as pessoas atrás, precisa de a comunicar de maneira clara e inequívoca para todos e de envolver cada um estimulando o seu contributo (o que é diferente de anunciar de fugida umas linhas orientadoras); precisa de tomar decisões rápidas em momentos de incerteza ( o que é diferente de abandonar a equipa à sua sorte permitindo o crescimento do conflito), precisa de ser capaz de mostrar a sua vulnerabilidade (o que é diferente de perder o controlo emocional quando sob pressão), admitindo o erro e pedindo ajuda; e precisa de acreditar no que anda a fazer.

 

 

Sei que o universo da política é complexo, mas vamos resumir:

  1. Visão ambiciosa e realista
  2. Comunicação clara e inequívoca
  3. Estímulo à contribuição de todos
  4. Tomada de decisão rápida
  5. Controlo emocional
  6. Acreditar na sua visão
Recommended Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.