Porque é que não consigo emprego?

 In Desenvolvimento

– Porque é que com a experiência que tenho, não consigo encontrar emprego?

– Na realidade há escassez de emprego. O que tem feito para encontrar emprego?

– Bom, tenho enviado CV’s.

– E tem ido a entrevistas?

– Não, nem sequer me chamam.

Algumas pessoas podem rever-se neste diálogo. Hoje, é muito difícil que um recrutador leia um currículo com mais de duas páginas e para isso é necessário que na primeira haja alguma coisa que chame a atenção. E não estou a falar da formação académica, nem dos “objectivos de candidatura”.

O que é mesmo importante é que um candidato conheça o seu valor e o saiba transpor para um currículo, ou seja, que se foi capaz de, por exemplo, fazer com que uma organização por onde passou ganhasse ou poupasse dinheiro por sua causa, saiba como escrevê-lo. Para isso, não é necessário ter trabalhado numa área financeira. É preciso saber como é que a sua função teve impacto nos resultados da organização.

Resumindo: descreva resultados, não descreva a função. As probabilidades de receber um telefonema ou email para ir a uma entrevista, aumentam.

Porque é que com a experiência que tenho, não consigo encontrar emprego?

– Na realidade há escassez de emprego. O que tem feito para encontrar emprego?

– Bom, tenho enviado CV’s.

– E tem ido a entrevistas?

– Sim. Mas nunca passo da primeira entrevista.

– E consegue perceber porquê?

Este é outro diálogo frequente. O candidato conseguiu ser entrevistado, o que significa que o seu currículo  sobressaiu entre vários, ou que as suas competências não são muito comuns. Mas por qualquer motivo não convenceu o recrutador.

Já muito foi dito e escrito sobre o comportamento e as atitudes a ter durante uma entrevista de trabalho, mas uma coisa é certa: vai ter de defender o que escreveu e que levou a que fosse chamado. A empresa teve um aumento de vendas e de rentabilidade, as suas equipas tiveram um turn over baixo, conseguiu sempre atingir objectivos? Vai ter de explicar como.

Prepare-se!

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.