Odeia as segundas feiras, ou…

 In Cultura de Empresa, Gestão de Talento

É-lhe familiar a sensação de ser invadido(a) pela angústia no final de uma tarde de domingo? começa a visualizar a segunda-feira e o início de mais uma semana de trabalho com um aperto no peito? provavelmente não sabe porquê ou está convicto(a) de que é por falta de motivação ou porque não gosta do seu trabalho. É verdade que essas poderão ser algumas das razões mas se ler o artigo de Drake Caeneus vai perguntar-se se odeia as segundas feiras ou se aquilo de que não gosta é da ideia de não ser você próprio(a) quando está no seu local de trabalho.

Agora que se fala tanto de equilíbrio profissional e pessoal como um factor de retenção de talento, a verdade é que, como alguém diz, quer o trabalho quer a vida são ambos um privilégio e as pessoas podem ter várias facetas mas de certeza que não têm só duas arrumadas na “caixa trabalho” e na “caixa vida pessoal”. Quando estamos a trabalhar não deixamos de ser quem somos e, por outro lado, o trabalho também nos define como pessoas. Basta lembrarmos-nos do estado em que ficam as pessoas que estão desempregadas e não é só por causa da ausência de salário.

É claro que esse equilíbrio não é fácil e não é fácil porque tem muito de mito. Quantas vezes acontece estarmos fora da empresa a trabalhar e estarmos na empresa sem ser a trabalhar? Quantas pessoas há que se refugiam no trabalho para fugir da vida e quantas há que se refugiam na vida para fugir do trabalho?

Pelo seu lado as organizações também devem perguntar-se o que significa esse pedido dos empregados para terem um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:

  1. O trabalho tem significado?
  2. As pessoas estão a fazer o que sabem fazer?
  3. A opinião das pessoas é valorizada?
  4. A empresa oferece flexibilidade de horários, ou há pessoas que todos os dias passam três horas no trânsito?
  5. As instalações da empresa são agradáveis?
  6. A inovação é um departamento ou faz parte da cultura da empresa?
  7. Existe o hábito de celebrar os sucessos ou em cima de um sucesso coloca-se mais pressão?

Muitos mais factores existem que condicionam a antevisão de uma segunda – feira, mas quem quer levantar-se para ir passar horas num engarrafamento para chegar a uma empresa que não é atraente e onde não é ouvido?

Recommended Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.