Como reter talento na Administração Pública

 In Coaching, Cultura de Empresa, Desenvolvimento, Formação

Reter talento, hoje, é difícil, já sabemos. Imagine na Administração Pública. Quando o desenvolvimento de carreira é uma miragem e a progressão salarial é pouco competitiva com o sector privado, para sermos benevolentes, como se retém uma equipa especializada e com visibilidade no mercado?
Foi esta a questão que um dirigente da Administração Pública me colocou durante uma sessão de coaching. Devo dizer que o simples facto da questão ter sido lançada me deixou tranquila quanto à reflexão a fazer. O dirigente em questão tem elevada consciência do perigo que corre se alguma das suas pessoas deixar a equipa. Ficam aqui algumas das estratégias que encontrou para minimizar o risco:

  1. Manter a equipa focada na razão de existir da direcção. Existe espírito de pertença e orgulho no trabalho que é desenvolvido.
  2. Envolver, sempre que possível, cada elemento nas soluções a desenvolver. É frequente o confronto com situações novas que exigem abordagens diferentes
  3. Promover momentos individualizados para ouvir cada um: com um convite para almoçar, por exemplo. A proximidade com a chefia é valorizada.
  4. Oferecer a possibilidade de representarem o dirigente em eventos externos. É uma maneira de ter acesso ao “mundo lá fora” e também de não ter medo da visibilidade que em qualquer caso terão.
  5. Permitir o trabalho a partir de casa em momentos específicos. Como não existe abertura para o recrutamento externo, o único viável dada a especialização da equipa, esta está sobrecarregada e a possibilidade de equilibrar a vida profissional com a pessoal é importante.
  6. Encorajar a participação em todas as acções de formação que surjam. Mais uma vez, tratando-se de uma equipa muito especializada a actualização das competências é um factor chave.

E finalmente, ter momentos de celebração regulares.

Recommended Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.