Bem-estar e felicidade em 2019

 In Coaching, Cultura de Empresa, Desenvolvimento, Propósito, Sem categoria, Tecnologia

A preocupação com o bem-estar tem vindo a ganhar terreno nas empresas e a tendência “empresas felizes”, ou “pessoas felizes nas empresas”, está a levar a investimentos tímidos mas reais nos negócios, nalguns governos e em escolas, como relata a edição de 2019 “The Forecast” publicada pela revista Monocle – “Estamos desesperados por salvação, por nos sentirmos bem e pagaremos por isso”. As figuras quer do Consultor de Felicidade, quer do CHO – Chief Hapiness Officer, apareceram, “os olhos deixam de revirar-se” quando se fala de felicidade. O bem-estar começa a ser encarado como um negócio sério.

O que posso fazer para saber o que as minhas pessoas são na realidade, para chegar às suas emoções e assim conseguir que estejam no trabalho na sua melhor forma – estas são questões que alguns dos clientes da dPA têm vindo a colocar. O post mais visto deste blogue em 2018 foi Odeia as segundas feiras ou…, em que falo da necessidade de podermos ter espaço para sermos nós próprios no trabalho. Se dúvidas tivesse, percebo que existe preocupação com o tema.

Porque estamos constantemente ligados aos ecrãs dos telemóveis, o que tem a ver com o medo de estarmos a perder algo se não estivermos ligados, (o síndrome FOMO – Fear Of Missing Out), sintomas como a ansiedade, a depressão e a insónia são cada vez mais comuns e afectam o bem-estar de cada um com a consequente diminuição de produtividade, desenvolvem-se aplicações para nos ajudarem a lidar melhor com a utilização dos aparelhos digitais. Ou seja, ligamo-nos mais uma vez para reaprendermos a fazer pausas ou a dormir melhor .

É muito positivo que as empresas comecem a reflectir sobre o nível de exigência que fazem às suas pessoas e que as ajudem a lidar com o nível de pressão que elas próprias se colocam para responder a essa exigência (sim, a pressão está dentro de nós), seja com programas de bem-estar ou com programas de coaching que alinhem os propósitos de cada uma das partes. Estas são algumas das linhas de trabalho que estamos a desenvolver na dPA.

Desejo-vos um 2019 sem medos, antes com JOMO (Joy OF Missing Out)!

Recent Posts

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.